Skip to main content
benefícios da graviola

Benefícios da Graviola

Compartilhe:

A graviola (Annona muricata) é uma fruta de casca verde com saliências, polpa branca macia com pequenas sementes pretas e sabor doce ácido. Originária da América Central, vem sendo utilizada como planta medicinal por causa dos benefícios da graviola.

A graviola possui diversas aplicações culinárias, podendo ser consumida in natura, ou em sucos, sorvetes, geleias, outros doces, na forma de chá pela infusão de suas folhas e em cápsulas.

Uma porção de 100g da fruta fornece cerca de 62 calorias, 16g de carboidratos, 0,8 g de proteínas, 1,9 g de fibras e quase nada de gorduras. Mas os benefícios da graviola vêm principalmente da sua variedade de vitaminas e minerais como, magnésio, ferro, fósforo, potássio, zinco, cobre, e vitaminas C, B1, B3, B2 e B6.

O destaque entre os benefícios da graviola vem do seu alto teor de fibras que auxiliam e aceleram o processo digestivo, a quantidade de água que auxilia na hidratação e mais atualmente foi descoberta seu poder de prevenção ao câncer.

A graviola tem ação antioxidante e se mostrou efetiva na prevenção de diversos tipos de câncer, como por exemplo o câncer de mama, de cólon, próstata e pulmões.

Outras propriedades da graviola incluem sua ação antibacteriana e antifúngica, vermífuga, emética, analgésica, anticonvulsiva, estimulante digestivo e adjuvante no fortalecimento da tonicidade cardíaca.

Conheça agora os principais benefícios da graviola

benefícios da graviola

  • Ação protetora contra o câncer: a graviola ganhou notoriedade quando pesquisas demostraram que o extrato da planta foi eficaz contra 12 tipos de câncer, incluindo o de cólon, mama, próstata, pulmão e pâncreas em camundongos.

Os benefícios da graviola contra o câncer estão relacionados a acetogenina, potente antioxidante encontrado apenas na família das Anonáceas, a qual pertence a graviola.

  • Auxilia no emagrecimento: devido ao alto teor de fibras, um dos benefícios da graviola é auxiliar em regimes de perda de peso, pois as fibras garantem a sensação de saciedade, fazendo com que se consuma menos nas refeições. Além disso, as fibras regulam o trânsito intestinal, aceleram a eliminação de toxinas e regulam a absorção de gorduras.

A graviola pode ser consumida sem medo na dieta, pois possui poucas calorias e não irão acrescentar muito no controle calórico.

  • Diurético natural: Rica em água, mais de 82% do peso da fruta, a graviola ainda conta com sais minerais como magnésio e potássio, na sua composição. Esses elementos juntos ajudam na eliminação de líquidos. Eliminando o excesso de água retido no corpo, o que reduz peso e medidas. Os benefícios da graviola podem ser sentidos também no alívio do inchaço pré-menstrual.
  • Proteção contra câimbras: a graviola é rica em potássio, nutriente importante na contração muscular e transmissão de impulsos nervosos. O consumo de graviola garante a eficiência na contração dos músculos esqueléticos, sendo benéfico especialmente para atletas, uma vez que melhora o desempenho e evita fadiga e câimbras.
  • Fortalece os ossos e previne a osteoporose: devido ao seu teor de cálcio e fósforo, minerais essenciais na formação e manutenção dos ossos, dentre os benefícios da graviola estão a garantia de uma adequada saúde óssea e dental. 
  • Benéfica para a pele: A vitamina C presente na graviola é um agente antioxidante, que juntamente como polifenóis, saponinas e flavonoides, auxilia na hidratação e prevenção do envelhecimento precoce da pele. Uma vez que combate os radicais livres. A vitamina C, ainda estimula a produção de colágeno e elastina, que garantem uma pele vistosa e elástica. 
  • Calmante natural: atua como um calmante natural e auxilia em quadros de depressão, ansiedade, hiperatividade, problemas de sono.

Os benefícios da graviola como calmante se devem a presença de triptofano, aminoácido utilizado na síntese do neurotransmissor serotonina e do hormônio melatonina, ambos ligados diretamente ao controle do humor e do sono.

Veja também os Benefícios do Limão.


Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *