Skip to main content
como evitar câimbras

Como Evitar Câimbras

Compartilhe:

As câimbras vão ficando mais comuns e frequentes à medida que envelhecemos. Saiba nesse artigo como evitar câimbras e suas causas.

Fortes dores capazes de interromper uma noite de sono. Aquele puxão forte que faz o atleta parar e se contorcer. Esta é a famosa câimbra.

A câimbra é uma contração rápida e dolorosa de um ou vários músculos, que ocorre devido ao desequilíbrio hidroeletrolítico do corpo. É a forma do corpo de alertar que é preciso repor água e sais minerais como potássio e sódio, responsáveis pela contração muscular.

 A câimbra pode afetar qualquer parte do corpo. As áreas mais atingidas são a panturrilha, mãos, abdômen, pescoço e pés e a parte de trás da coxa.

Principais causas das câimbras:

  • Exercícios em excesso ou a falta deles
  • A ingestão insuficiente ou excessiva de certos nutrientes

Principais medidas de como evitar câimbras

Ter uma alimentação balanceada

Uma alimentação saudável fornece todos os nutrientes para o organismo trabalhar adequadamente.

Frutas, verduras e legumes, que são excelentes fontes de sais minerais e vitaminas que ajudam o bom funcionamento do músculo quando ele é exigido, além de garantir reservas de energia.

Alimentos ricos em potássio, como é o caso da banana, e em magnésio, como as sementes, são eficazes para evitar as dores das câimbras durante a noite.

Outra medida de como evitar câimbras é evitar o consumo de farinhas refinadas, os açúcares e as frituras.

Beba bastante água e isotônicos

A hidratação é uma medida essencial de como evitar câimbras. Quando o exercício é leve à moderado, apenas água é suficiente para hidratar. Em caso de exercícios muito intensos e de longa duração, é preciso repor principalmente sódio e potássio que se obtém nas bebidas isotônicas.

Para evitar a desidratação outros líquidos como por exemplo, chás e os sucos naturais.

O consumo de 2 litros de água por dia é o ideal. Durante dias muito quentes, recomenda-se aumentar o consumo de água diária para 3 litros.

Melhorar o condicionamento físico

Para aguentar exercícios mais intensos, é necessário preparar o músculo. Ganhar força e resistência é uma maneira de como evitar câimbras. Mas lembre-se que isso não acontece do dia para a noite. Para evitar câimbras é preciso acostuma-lo durante meses, mas não precisa ser treinos muito intensos. Nesse caso, a frequência é o mais importante. Caminhadas pelo parque, andar de bicicleta, um trote leve e até a pratica de ioga também pode ser útil.

Usar um calçado adequado

Na hora de pensar como evitar câimbras, muitas vezes não prestamos atenção nos calcados. Mas por vezes as câimbras podem surgir por caminharmos de forma incorreta, ou passar muitas horas em saltos altos ou calçados inadequados para determinada prática.

Escolha sapatos que apoiem bem a sola dos pés, que não se mova ao caminhar e que não exijam um esforço muito intenso da panturrilha.

As meias também são um item para se tomar cuidado. Meias muito justas, podem bloquear a irrigação sanguínea, tornando assim os músculos mais vulneráveis as câimbras.

Como evitar Câimbras: preste atenção na alimentação

como evitar caimbras

Na hora de pensar em como evitar câimbras, dê atenção a sua alimentação. É importante incluir na dieta de alimentos ricos em magnésio, potássio, sódio e cálcio. Esses minerais, em especial o potássio, são responsáveis pelo equilíbrio hidroeletrolítico.

São eles que garantem uma ótima contração muscular e são capazes de diminuir a incidência das cãibras. Se não houver a reposição desses nutrientes, os espasmos podem ocorrer.

Para garantir uma melhor absorção dos nutrientes, tenha uma dieta equilibrada e inclua os seguintes alimentos no cardápio:

  •         Amendoim;
  •         Abacate;
  •         Cenoura;
  •         Chá preto;
  •         Brócolis;
  •         Algas;
  •         Azeitona;
  •         Bacon;
  •         Carne seca;
  •         Amêndoa;
  •         Castanha-do-Pará.

Liberado pela Anvisa no Brasil Pílula 4x mais potente que o azulzinho, conheça agora mesmo o Power Blue


Compartilhe:

One thought to “Como Evitar Câimbras”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *